Matriz da Santa Cruz

Histórico da Comunidade

A comunidade matriz da Paróquia Santa Cruz começou a se formar aos dez dias do mês de março de 1981, quando aconteceu uma reunião nas dependências do colégio Juscelino Kubitschek. Nessa época, a comunidade pertencia a paróquia dos Sagrados Corações e o pároco era o Pe. Justino Cortejans. Nessa reunião, que contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas, foi definido o dia 1° de maio daquele ano como a data de lançamento da pedra fundamental da futura igreja, com a realização de uma grandiosa festa. Além disso, o presidente do 1° CAEP (Conselho dos Assuntos Econômicos Paroquiais) foi eleito.

A missa da pedra fundamental foi presidida pelo então arcebispo da arquidiocese de Florianópolis, D. Afonso Niehues, e concelebrada pelos padres Justino e Salézio. Dias depois, as obras de construção da igreja foram iniciadas, merecendo destaque a altiva e corajosa participação da comunidade, que, mesmo diante das dificuldades, se empenhou com amor, doação e persistência nos trabalhos dessa arrojada obra de cerca de 2500 m2.

Um marco na história da comunidade foi a presença do Pe. Werner Bayer, alemão de nacionalidade, entre os anos de 1983 a 1986. Nesse período, as celebrações eucarísticas passaram a ser realizadas constantemente, renovando o ardor da comunidade e motivando o surgimento de lideranças e pastorais.

A partir daí, a comunidade foi se organizando cada vez mais, até que em 1989, o senhor arcebispo acenou com a idéia de se criar a paróquia da Santa Cruz. Depois de alguns preparativos, definiu-se o dia 12/05/1990 para a criação e instalação da nova paróquia, desmembrada da paróquia dos Sagrados Corações. Ainda hoje, muitos se recordam com alegria daquela festiva celebração de criação da paróquia.

O primeiro pároco foi o Pe. Vito Schlickmann, atual bispo emérito da arquidiocese de Florianópolis. Na sequência, figuraram como párocos: Pe. Valdemar Groh (1991), Pe. Lauro Roque Mittelmann (1993) e Pe. Valdir Staehelin (1997). No início de 2007 Pe. Leandro José Rech foi provisionado nosso administrador paroquial, sendo atualmente o pároco. Agora não mais CAEP e sim CPC ( Conselho Pastoral da Comunidade ) a ação pastoral cresce mais na comunidade.

Com pouco mais de duas décadas de existência, olhamos para nosso passado e verificamos que um longo trajeto já foi vencido. No entanto, sabemos que ainda há muito o que fazer, pois a busca constante pelo amor, justiça e paz é o que move nossas lideranças. Contamos com seu apoio. Confira as pastorais e movimentos que atuam em nossa comunidade:

::  Pastoral Catequética

::  Pastoral Familiar

:: Serviço de Animação Vocacional

::  Movimento de Irmãos

::  Ação Social

::  Pastoral do Dízimo

::  Liturgia

::  Associação Coral Santa Cruz

::  Apostolado da Oração

:: Grupo de Oração Jovem  Sarça Ardente

::  Movimento Eucarístico Jovem (MEJ)

::  Grupo de Coroinhas

:: Grupo de Oração Luz das Nações

:: Legião de Maria

::  Mãe Peregrina

::  Ministros da Comunhão e da Palavra

:: Pascom

:: Coral Infanto-Juvenil Vozes do Futuro

:: Grupo Bíblico em Família

 

Horário das Celebrações

 

:: Segundas a Sextas: 7h

:: Quintas-Feiras: 19h30

:: Terças-Feiras: 15h

:: Sábados: 18h

:: Domingos: 8h e 19h30

:: Toda 1ª sexta-feira do mês: 19h30

 

Venha celebrar conosco!