Histórico da Comunidade
A comunidade matriz da Paróquia Santa Cruz começou a se formar aos dez dias do mês de março de 1981, quando aconteceu uma reunião nas dependências do colégio Juscelino Kubitschek. Nessa época, a comunidade pertencia a paróquia dos Sagrados Corações e o pároco era o Pe. Justino Cortejans. Nessa reunião, que contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas, foi definido o dia 1° de maio daquele ano como a data de lançamento da pedra fundamental da futura igreja, com a realização de uma grandiosa festa. Além disso, o presidente do 1° CAEP (Conselho dos Assuntos Econômicos Paroquiais) foi eleito.
A missa da pedra fundamental foi presidida pelo então arcebispo da arquidiocese de Florianópolis, D. Afonso Niehues, e concelebrada pelos padres Justino e Salézio. Dias depois, as obras de construção da igreja foram iniciadas, merecendo destaque a altiva e corajosa participação da comunidade, que, mesmo diante das dificuldades, se empenhou com amor, doação e persistência nos trabalhos dessa arrojada obra de cerca de 2500 m2.
Um marco na história da comunidade foi a presença do Pe. Werner Bayer, alemão de nacionalidade, entre os anos de 1983 a 1986. Nesse período, as celebrações eucarísticas passaram a ser realizadas constantemente, renovando o ardor da comunidade e motivando o surgimento de lideranças e pastorais.
A partir daí, a comunidade foi se organizando cada vez mais, até que em 1989, o senhor arcebispo acenou com a idéia de se criar a paróquia da Santa Cruz. Depois de alguns preparativos, definiu-se o dia 12/05/1990 para a criação e instalação da nova paróquia, desmembrada da paróquia dos Sagrados Corações. Ainda hoje, muitos se recordam com alegria daquela festiva celebração de criação da paróquia.
O primeiro pároco foi Pe. Vito Schlickmann, atual bispo emérito da arquidiocese de Florianópolis. Na sequência, figuraram como párocos: Pe. Valdemar Groh (1991), Pe. Lauro Roque Mittelmann (1993), Pe. Valdir Staehelin (1997), Pe. Leandro José Rech (2007), Pe. Kelvin Borges Konz (2012), Pe. Gilson Meurer (2016) e Pe. Dyego Delfino, sendo atualmente o pároco.
Com três décadas de existência, olhamos para nosso passado e verificamos que um longo trajeto já foi vencido. No entanto, sabemos que ainda há muito o que fazer, pois a busca constante pelo amor, justiça e paz é o que move nossas lideranças. Contamos com seu apoio. Confira as pastorais e movimentos que atuam em nossa comunidade e venha fazer parte:
:: Pastoral Catequética
:: Pastoral Familiar
:: Serviço de Animação Vocacional
:: Movimento de Irmãos
:: Ação Social
:: Pastoral do Dízimo
:: Liturgia
:: Associação Coral Santa Cruz
:: Apostolado da Oração
:: Grupo de Oração Jovem Sarça Ardente
:: Movimento Eucarístico Jovem (MEJ)
:: Grupo de Coroinhas
:: Grupo de Oração Luz das Nações
:: Legião de Maria
:: Mãe Peregrina
:: Ministros da Comunhão e da Palavra
:: Pascom
:: Coral Infanto-Juvenil Vozes do Futuro
:: Grupo Bíblico em Família
Horário das Celebrações
:: Segundas a Sextas: 7h
:: Sábados: 18h
:: Domingos: 8h, 15h e 19h30
:: Toda 1ª sexta-feira do mês: 16h
Venha celebrar conosco!