Participe da Semana Santa em nossa Paróquia da Santa Cruz

Convidamos todos a participarem com fervor e piedade da Semana Santa, conforme programação a seguir:

:: DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR
Este dia une em um todo o triunfo real de Cristo e o anúncio da sua paixão. Recordamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém para realizar o seu mistério pascal, pela bênção dos ramos e procissão solene. Já na Missa, recordamos a suprema entrega de amor de Cristo na cruz, sendo proclamado o evangelho da sua Paixão.

– SÁBADO, 28/03
18:oo – Igreja Nossa Senhora dos Navegantes: Bênção dos Ramos, Procissão e Santa Missa Solene
18:00 – Igreja Matriz da Santa Cruz
19:30 – Cristo Rei

– DOMINGO, 29/03
08:30 – Bênção dos Ramos na Igreja de São José Operário e início da procissão em honra a Cristo, dirigindo-se até a Igreja Matriz da Santa Cruz, onde teremos em seguida a Santa Missa.
o8:oo – São Miguel e Santa Rita
09:30 – Senhor Bom Jesus
09:30 – São Judas Tadeu
18:30 – Santa Paulina
18:30 – Nossa Senhora Aparecida
2o:oo – Igreja Matriz da Santa Cruz

:: TERÇA-FEIRA SANTA, 31/03
14:00 – Igreja Matriz da Santa Cruz – Confissões
15:00 – Igreja Matriz da Santa Cruz – Santa Missa e Novena de Nossa Senhora das Dores
2o:oo – Igreja Matriz da Santa Cruz – Celebração Penitencial com confissões individuais

:: QUARTA-FEIRA SANTA, 01/04
19:00 – Igreja Nossa Senhora dos Navegantes – Santa Missa
20:00 ·Igreja Matriz da Santa Cruz – Ofício de Trevas
O Ofício de Trevas é uma celebração comunitária da Liturgia das Horas. Rezamos com os salmos e leituras bíblicas, sendo gradativamente apagado as velas de um grande candelabro. Recordamos assim o mistério da morte do Senhor, e cultivamos a esperança na sua ressurreição.

:: QUINTA-FEIRA SANTA, 02/04
09:00 – Catedral de Florianópolis Santa Missa do Crisma
Nesta celebração, o bispo, concelebrando com o seu presbitério, consagra o santo Crisma e benze os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos. Os padres renovam diante de seu bispo os seus compromissos presbiterais. Manifesta-se assim a comunhão dos presbíteros com o próprio bispo, no único e mesmo sacerdócio e ministério de Cristo.

20:00 – Igreja Nossa Senhora dos Navegantes – Santa Missa Solene da Ceia do Senhor
20:00 – Igreja Matriz da Santa Cruz – Santa Missa Solene da Ceia do Senhor
Com a missa celebrada ao final da tarde da Quinta-feira Santa, a Igreja dá início ao tríduo pascal, encerrando a quaresma. Recordamos aquela última ceia em que o Senhor Jesus, na noite em que ia ser traído, tendo amado até ao extremo os seus que estavam no mundo, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do pão e do vinho e deu-os aos apóstolos como alimento, e ordenou-lhes, a eles e aos seus sucessores no sacerdócio, que fizessem a mesma oferta. Toda a atenção da alma deve estar orientada para os mistérios, que sobretudo nesta missa são recordados: a saber, a instituição da Eucaristia, a instituição da Ordem sacerdotal e o mandamento do Senhor sobre a caridade fraterna.
OBS: Ao final da Missa haverá a transladação do Santíssimo Sacramento e vigília de oração: Os fiéis são convidados a permanecer, por um determinado espaço de tempo na noite, em vigília de adoração ao Santíssimo Sacramento.

:: SEXTA-FEIRA SANTA, 03/04 – Dia de jejum e abstinência de carne
Neste dia em que “Cristo, nosso cordeiro pascal, foi imolado”, a Igreja, com a meditação da paixão do seu Senhor e Esposo e adorando a cruz, comemora o seu nascimento do lado de Cristo que repousa na cruz, e intercede pela salvação do mundo todo.
07:00 – Igreja Matriz da Santa Cruz – Oficio de Trevas
1o:oo – Igreja Matriz da Santa Cruz – Via Sacra
15:00 – Igreja Matriz da Santa Cruz – Ação Litúrgica da Paixão do Senhor
15:00 – Igreja Nossa Senhora dos Navegantes
15:00 – Igreja São Miguel e Santa Rita
15:00 – Igreja Cristo Rei
15:00 – Igreja Senhor Bom Jesus dos Passos
15:00 – Igreja Nossa Senhora Aparecida
15:00 – Igreja Santa Paulina
A Igreja, seguindo uma antiqüíssima tradição, neste dia não celebra a Eucaristia; a sagrada Comunhão é distribuída aos fiéis só durante a celebração da paixão do Senhor. Na hora da morte do Senhor, nos reunimos numa Ação Litúrgica, onde somos convidados a ouvir a Palavra de Deus, adorar ao Senhor na Cruz, e receber a Comunhão Eucarística.
OBS: Teremos também nesse dia a Procissão penitenciai do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores, partindo das comunidades, com o Sermão do Encontro, e terminando na frente da Igreja Matriz.

:: SÁBADO SANTO, 04/04
07:00 – Igreja Matriz da Santa Cruz – Ofício da Descida de Cristo à Mansão dos Mortos
Durante o Sábado Santo a Igreja permanece junto do sepulcro do Senhor, meditando a sua paixão e morte, a sua descida à mansão dos mortos, e esperando na oração e no jejum a sua ressurreição.
o8:oo – Igreja Matriz da Santa Cruz – Ritos de preparação dos catecúmenos para o Batismo
Na vigília da Páscoa são admitidos os catecúmenos, pessoas que se preparam para serem iniciadas na vida cristã. Durante a manhã serão realizados os ritos introdutórios ao batismo.

19:00 – Igreja Nossa Senhora dos Navegantes – Solene Vigília Pascal
2o:oo · Igreja Matriz da Santa Cruz – Solene Vigília Pascal
Início na frente da igreja, com a bênção do fogo novo. Segundo uma antiquíssima tradição, esta noite é “em honra do Senhor”, e a vigília que nela se celebra, comemorando a noite santa em que o Senhor ressuscitou, deve ser considerada como “mãe de todas as santas vigílias”. Com efeito, a ressurreição de Cristo é o fundamento da nossa fé e da nossa esperança, e por meio do Batismo e da Confirmação fomos inseridos no mistério pascal de Cristo: mortos, sepultados e ressuscitados com Ele, com Ele também havemos de reinar. Nesta vigília, de fato, a Igreja permanece à espera da ressurreição do Senhor e celebra-a com os sacramentos da iniciação cristã.
Esta vigília divide-se em quatro partes:
1) Liturgia da Luz: bênção do fogo novo, acendimento do Círio Pascal e nele, nossas velas, canto da proclamação da Páscoa;
2) Liturgia da Palavra: ouvimos as leituras que nos recordam as diversas etapas da história da salvação, até o ápice da ressurreição de Cristo;
3) Liturgia Batismal: iniciamos no mistério da vida cristã os adultos que se prepararam para tal, administrando-lhes os sacramentos do Batismo e Crisma;
4) Liturgia Eucarística: celebramos a Missa pascal, tornando presente a morte e ressurreição do Senhor, comungando de seu Corpo e Sangue.

:: DOMINGO DA RESSURREIÇÃO, 05/04 – Páscoa do Senhor
Maior dia de festa de todo nosso ano! Neste dia a Missa é celebrada com grande solenidade. Todos são convocados a se reunir em torno do altar da Eucaristia.
Celebrações Dominicais:
o8:oo – Igreja Matriz da Santa Cruz
o8:oo – Cristo Rei
09:30 – São José Operário
09:30 – Senhor Bom Jesus
09:30 – São Judas Tadeu
18:30 – Santa Paulina
18:30 – Nossa Senhora Aparecida
19:30 – Igreja Matriz da Santa Cruz – Vésperas Solenes
20:00 – Igreja Matriz da Santa Cruz – Santa Missa Solene

Contamos com a sua participação e de sua família!

Feliz Páscoa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *