Ave Crux Spes Unica

Blog

Confira as novidades, artigos, galeria de fotos e notícias da paróquia 

Halloween, palavra inglesa que está ligada à comemoração de evento celebrado, todos os anos, no dia 31 de outubro.  É a junção de tradição do povo celta que habitava parte da Grã-Bretanha, particularmente, a Irlanda, com a tradição cristã da Festa de Todos os Santos, celebrada no dia 1º de novembro. O próprio nome já denota essa ligação: “Halloween” que significa “Véspera de Todos os Santos”.

 

Festa de Todos os Santos, em 1º de novembro, era, na Idade Média, solenemente celebrada e também tinha aura acentuadamente sagrada e profundamente positiva, alegre, festivamente comemorada. Os celtas temiam que essa Celebração de Todos os Santos pudesse desencadear reação adversa dos espíritos maus e fantasmas, crenças vivas e muito difundidas em sua tradição cultural.  Halloween nasce, então, como preocupação, onde a Solenidade de Todos os Santos, cercada e protegida por figuras estranhas e bizarras (daí, as máscaras), terá o objetivo de afastar a influência que ameaçaria suas colheitas.

 

Essa relação com os maus espíritos fez com que Halloween fosse logo associado à figura de bruxas e feiticeiras, personagens muito temidas na Idade Média.  Recentemente, também, no Brasil está se disseminando essa Comemoração de Halloween, sob o nome de “Dia das Bruxas”. Sem dúvida, é algo completamente estranho a nossa cultura, mas vêm sistematicamente proposto por meio de shoppings, clubes, casas noturnas… Mais estranho ainda é que, em muitas escolas brasileiras, seja sua presença impulsionada e até incentivada. Provavelmente, de novo, estão em jogo interesses industriais e comerciais, ditando os rumos das tradições culturais.

 

Como se nota, Halloween é festa, além de completamente estranha a nossa tradição cultural, é também carregada de elementos pagãos e anticristãos. E, também, de interesses de lucratividade no comércio de objetos vendáveis relacionados a sua realização. Provavelmente, os que acatam e até dela participam não examinaram seu conteúdo histórico, ético-moral, religioso, nem seu possível efeito maléfico em valores da nossa tradição cultural. Por isso, pode ser considerada, essa comemoração do Halloween, uma excrescência cultural dentro de nossa tradição cultural.

 

Padre Adilson José Colombi, sc
Revista “A Palavra”