Ave Crux Spes Unica

Paróquia

Conheça a história

A Paróquia da Santa Cruz foi criada por Decreto da Cúria Metropolitana, datado de 12 de maio de 1990. Anteriormente à criação da Paróquia, seu território pertencia à Paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, de Barreiros.

Em 1989, o senhor arcebispo acenou com a ideia de se criar a paróquia da Santa Cruz. Depois de alguns preparativos, definiu-se o dia 12/05/1990 para a criação e instalação da nova paróquia, desmembrada da paróquia dos Sagrados Corações. Ainda hoje, muitos se recordam com alegria daquela festiva celebração de criação da paróquia.

O primeiro pároco foi Pe. Vito Schlickmann, atual bispo emérito da arquidiocese de Florianópolis. Na sequência, figuraram como párocos: Pe. Valdemar Groh (1991), Pe. Lauro Roque Mittelmann (1993), Pe. Valdir Staehelin (1997), Pe. Leandro José Rech (2007), Pe. Kelvin Borges Konz (2012), Pe. Gilson Meurer (2016), Pe. Dyego Delfino (2018) e Pe. Élio Luís Grings (2024), sendo atualmente o pároco.

Jubileu 25 anos – 2015

Posse Pe. Dyego – 2018

Posse Pe. Élio – 2024

Com três décadas de existência, olhamos para nosso passado e verificamos que um longo trajeto já foi vencido. No entanto, sabemos que ainda há muito o que fazer, pois a busca constante pelo amor, justiça e paz é o que move nossas lideranças.

Pastorais e movimentos que atuam na paróquia

Pastoral Catequética

Pastoral Familiar

Serviço de Animação Vocacional

Movimento de Irmãos

Ação Social

Pastoral do Dízimo

Liturgia

Associação Coral Santa Cruz

Apostolado da Oração

Grupo de Oração Jovem Sarça Ardente

Movimento Eucarístico Jovem – MEJ

Grupo de Coroinhas

Grupo de Oração Luz das Nações

Legião de Maria

Mãe Peregrina

Ministros da Comunhão e da Palavra

Pascom

Coral Infantojuvenil Vozes do Futuro

Grupo Bíblico em Família