Ave Crux Spes Unica

Blog

Confira as novidades, artigos, galeria de fotos e notícias da paróquia 

Desde a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 1981, foi determinado que agosto seria o Mês Vocacional no país, de modo que, em cada domingo do mês, uma vocação seja homenageada.

Vocação, em latim, é chamada de “Vocare”, significando “chamado” e expressa os chamados de Deus para seus fiéis aqui na terra.

Em cada domingo do mês de agosto somos convidados a refletir sobre nossas missões e chamados.

Primeiro domingo
É celebrada a vocação sacerdotal, para aqueles que agem em nome de Cristo e são seu representante dentro da comunidade, sendo seu exemplo e semelhança na terra. Escolhida para ser a primeira pois no dia 4 de agosto, a Igreja celebra o dia de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono dos padres, e também no dia 10 a memória de São Lourenço, patrono dos diáconos.

Segundo domingo
Comemora-se a vocação matrimonial. Escolhida em segundo lugar, graças a comemoração do Dia dos Pais e do Dia das Mães, que são sempre no segundo domingo de seus respectivos meses.

Terceiro domingo
Comemora-se a vocação à vida consagrada. Homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo e tornam-se testemunhas do Evangelho. Estão verdadeiramente a serviço de Deus, agindo para Ele e se doando de todas as formas possíveis para o bem maior.

Quarto domingo
Comemoram-se as vocações leigas, aqueles que entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais, missionários, colaborando com várias frentes da igreja, com caridade e fazem parte da comunidade que busca junto de Cristo a vida eterna.

Caso também o mês possua um quinto domingo, neste é celebrado o ministério do Catequista, que atende ao chamado da comunidade para ser instrumento de instrução, formação e transformação, indispensável no processo de auxílio na iniciação dos fiéis na religião católica.

O Mês Vocacional foi criado não apenas para homenagear vocações, mas para conscientizar a importância da oração pelas vocações, pelos ministérios, movidos na Igreja pelo Espírito Santo, além das responsabilidades como cristãos, pois não podemos nos esquecer da vocação primeira e mais importante de todas: a vocação à vida cristã.

Ana Luiza da Silva
Paroquiana